segunda-feira, 11 de junho de 2012

"Armadilhas de Um tempo"

Aqui vai um pouquinho de Armadilhas de um Tempo... Um trecho que define vilões e mocinhos...Espero que gostem :)

"...Na mesa do café da tarde conversavam em tom baixo, lendo livros e a sagrada escritura no latim, comparavam a tradução para outras línguas afim de interpretar da melhor forma possível... Brício fez questão de esperar que Romeu ficasse sozinho, e então o chamou cautelosamente de lado.        – Sim amigo, o que o inquieta?

- O que minha esposa disse a você?

- Oras Brício, eu me enganei... Deixe esse assunto, por favor.

- Ela está com as mulheres no andar de cima, não vai ouvi-lo, apenas me diga a verdade para que eu não venha a desconfiar de sua integridade.             – Romeu analisou as palavras do amigo, e então resolveu depois de um suspiro preocupante dizer a verdade.

- Brício, eu vou lhe dizer o que sei, nada mais, não o que imagino ou penso, mas o que realmente sei.

- Por favor.

- Antoinete me procurou algumas vezes, com conversas estranhas, que confesso não entendi bem até hoje.

- Diga-me por favor...   –Brício o ouvia atentamente.

- A primeira vez me disse que vocês planejavam enviar Catalina para um convento, algo nesse sentido, em missão...                    – Brício sentiu um gelo na espinha, temendo pelo restante.

- Depois nunca mais insistiu nesse assunto, e de repente me pediu o endereço e nome dos inquisidores mais perigosos de Roma, na verdade uma lista.

Houve silencio, Brício sentiu uma dor no peito, e sua mente parecia uma bomba prestes a explodir....            – Inquisidores?

- Sim Brício, e não me pergunte o por que, pois a resposta que ela me deu, foi vaga demais para que eu acreditasse...

- Porque não me disse isso... Sabe o que isso pode significar não sabe Romeu?

Os olhos de Brício pareciam fumegar agora, envermelheciam á cada instante, e ao fitar num silencio profundo os de Romeu, esse perdeu sua voz.

Brício então o deixou ali parado e silente, e acusando-o com aquele olhar saiu furioso ao segundo lance de escadas chamando a atenção dos amigos que na mesa de jantar discutiam os capítulos da Bíblia... Esteban em um ar meio inocente franziu sua testa não compreendendo, mas percebendo algo de estranho no ar... Saiu da mesa se dirigindo á Romeu que sentara no sofá com um semblante de desapontamento nítido.

- Aconteceu alguma coisa Romeu?

- Espero que não...               – Esteban continuou á não entender, então voltou á mesa tentando se envolver novamente com o assunto da discussão. Mas no quarto de Brício, onde as mulheres conversavam de assuntos do universo feminino... Este entrou em sua fúria abrindo a porta subitamente, assustando as três. – Por favor preciso conversar com Antoinete.                     – Amália e Angelina não compreenderam a reação atípica do tão calmo e terno Brício, não estava em si... Tão pouco Antoinete entendeu, mas desconfiou.

- O que houve amor?            - Perguntou carinhosamente ao ver que estava só com o esposo de olhos furiosos... Brício como um animal se aproximando da presa caminhava em direção á ela fumegando a raiva em seu olhar.

-Não me chame de amor, jamais me chamou assim, por que haveria de chamar-me agora?               - Tomou-a agressivamente segurando-a pelos braços numa revolta talvez jamais vista, Antoinete arregalou os olhos pela fúria do esposo...    – O que está havendo, está me machucando!

- Machucando? O que você entende por machucar? Imagina o que seja machucar... cortar...dilacerar... fraturar... sangrar... torturar?

- Do que está falando, está ficando louco, me largue Brício!!

- Não sabe o que é dor, pois espero que não saiba para que eu acredite que há uma porção de piedade escondida em sua ignorância.

Pois se você soubesse o que o santo ofício faz aos que caem em suas mãos não faria o que fez á pobre Catalina, sua maldita fornicadora!               

Jogou-a por fim na cama em uma fúria devastadora, saltou sobre seu corpo indefeso agora no meio aos lençóis e segurando seus pulsos finos com força e ira prosseguiu com o cuidado de falar em baixo tom, para que ninguém mais ouvisse.

- Como pode vender sua amiga por uma noite que jamais terá sua desgraçada!!          - Segurando com força agora o queixo de Antoinete parecia tentar mata-la, ela então desmanchando em lágrimas teve medo de abrir a boca.

Brício, desejou bater em seu rosto, mas desviou o soco no travesseiro estupidamente se compadecendo dela. Então se levantou levando as mãos á cabeça e descabelando-se em loucura; olhou-a na cama despojada e desmascarada em prantos...              – Você merece a fogueira da inquisição, mas que qualquer um nesse mundo...É a mais vadia de todas as vadias... Cheira á putrefação, Esteban terá nojo de você quando souber que a pobre Catalina foi traída por uma mulher insolente e maligna como você! Tenho vergonha de ter você como minha esposa...Suja! Imunda!                              - Brício enlouquecido deixou-a na cama e quando ela percebeu que ele se dirigia para a porta, temendo que revelasse á Esteban gritou de repente

 - Eu estou grávida!!               - Brício parou com a mão na maçaneta da porta, ainda de costas para a esposa essa repetiu em tom menor:

- Estamos esperando um filho Brício... Por favor tenha misericórdia de nós dois.

Ele ainda em silencio engoliu uma saliva amarga, sua alma dilacerada pela verdade, pelas acusações sequer defendidas pela acusada, provando que eram reais... E agora essa revelação. Então virou-se para ela e com o semblante sério, sem emoção alguma respondeu:                      - Foi salva pelo acaso, mas quando esse inocente vier ao mundo, Esteban saberá. Prepare uma boa desculpa durante os meses que virão até o nascimento da criança.

Virou-se deixando-a no quarto á pensar, Antoinete respirou tranquila agora, voltou a deitar o rosto no travesseiro socado pela mão pesada do esposo, e chorou amargamente pela mentira desta vez de sua gravidez..."



2 comentários:

  1. Percebe-se que é bem dramático, hein, amiga... acho que vou gostar kkkkkkkkk
    Imagino que esse bebê da Antoniete virá ao mundo para causar um grande desassossego...
    Vc narra muito bem, os diálogos são bem estruturados.. Um abs !

    ResponderExcluir
  2. Bom, não vou te contar muito sobre essa criança...O contrário estaria te entregando o ouro rsrs...Mas adianto que nada do que se lê em meu livro é tão evidente quanto parece...Posso lhe garantir.
    Tento manter uma individualidade distante entre uma personalidade e outra, pois cada personagem é muito distinto entre si, Antoinete uma espanhola sensualíssima, apaixonada perdidamente pelo ex monge Esteban, que é o corpo de toda a trama da história juntamente com Catalina,sua amada.
    Brício, amigo e fiel seguidor de seu líder Esteban, vê-se numa situação atormentadora, onde a esposa se apaixona pelo seu amigo. E o pior, descobre que Catalina, foi entregue ao santo ofício por meio de Antoinete...Catalina é inocente, ingênua e passiva, presa fácil do destino que á laçou. Esteban,um dos meus mais amados personagens já criados, um homem fiel, tanto aos princípios quanto á amada (talvez utópico demais rsr), mas é uma ficção... Ele é um líder Huguenote, que vai mudar a história da época e minimizar a violência entre protestantes e católicos. Jamais cederia aos encantos da belíssima espanhola, ainda mais ao saber de seu malígno plano contra seu grande amor...

    ResponderExcluir